PREDADORES SELVAGENS: Como ocorre a respiração branquial?

ganhe dinheiro com seu blogger encurtando seus links no adf.ly - INSCREVA-SE AGORA

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Como ocorre a respiração branquial?


Respiração Branquial



A respiração branquial é o tipo de respiração em que as trocas gasosas ocorrem nas brânquias. Ela é relacionada ao ambiente aquático.

A respiração branquial é realizada por peixes, crustáceos, diversos anelídeos e moluscos.
As brânquias, também chamadas de guelras, são as estruturas fundamentais para o processo da respiração branquial. Elas se situam em ambos os lados da cabeça e consistem de dobras externas presentes na superfície epitelial, altamente vascularizadas.
As brânquias estão associadas à respiração aquática. É através delas que o oxigênio da água é transferido para o interior do corpo e o gás carbônico faz o trajeto contrário.

Como ocorre a respiração branquial?

Os organismos aquáticos obtêm o oxigênio dissolvido na água. A água ao entrar pela boca, passa pela faringe e banha as brânquias. Assim, as brânquias estão constantemente sendo banhadas por água e recebendo oxigênio.
O fluxo da água atinge as brânquias de forma unidirecional e passa por pequenos cílios que filtram as impurezas. Nas brânquias, ricas em capilares sanguíneos, o sangue circula no sentido contrário ao da água.
Pelo fato da água ser rica em oxigênio e o sangue em gás carbônico, ocorre a difusão, pois a concentração dos dois gases tende a se equilibrar. Assim, o oxigênio entra na corrente sanguínea do animal e o gás carbônico passa para a água. Essa situação permite as trocas gasosas.
Curiosidades
Uma das formas de verificar se um peixe está próprio para o consumo é observando as suas brânquias. Quando bem conservado, as brânquias apresentam coloração vermelho intensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGUE SEU CANAL OU NEGÓCIO COM O anunciAD TENHA MUITA RETABILIDADE

CLICK LOGO A BAIXO E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Postagens mais visitadas

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagens mais visitadas